A gastrite é o termo usado para identificar as inflamações que afetam a mucosa da parede interna do estômago.
Pode ser aguda, ou seja, ocorrer subitamente, ou crônica, em que vai se desenvolvendo lentamente, ao longo do tempo.
Em alguns casos mais graves, a gastrite pode evoluir para uma úlcera ou, em pacientes predispostos, pode aumentar o risco de câncer no estômago.
Para a maioria das pessoas, no entanto, a gastrite não é grave e melhora rapidamente com tratamento adequado. É uma condição bastante comum e tem diversas causas.
Causas da gastrite
A causa mais comum para a gastrite é a infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Mais de 50% da população mundial tem essa bactéria, cuja presença no estômago pode manifestar sintomas ou não.
O H. pylori se aloja na mucosa do estômago e libera uma enzima chamada urease, que altera o pH da região. A proliferação dessa bactéria gera uma inflamação que danifica a parede estomacal.
A contaminação por H. pylori se dá por consumo de alimentos que não foram bem lavados ou cozidos, uso de água contaminada, hábitos inadequados de higiene, entre outros fatores.
Outras causas de gastrite
Quaisquer fatores que provocam lesões na mucosa da parede estomacal podem causar gastrite. Além da infecção por H. pylori, existem diversas outras causas possíveis. São elas:
- Uso inadequado de algumas medicações, especialmente anti-inflamatórios e analgésicos,
- Infecções por presença de fungos, parasitas ou vírus,
- Doença hereditária autoimune,
- Doença de Crohn,
- Tabagismo, uma vez que o cigarro aumenta a produção de ácido no estômago e reduz o muco protetor,
- Consumo excessivo de álcool,
- Questões emocionais que resultam em desequilíbrio no eixo cérebro-trato gastrointestinal,
- Hábitos alimentares inadequados.
Sintomas da gastrite
Os sintomas mais conhecidos da gastrite são a sensação de queimação, dor no estômago, náuseas, vômitos, inchaço e estufamento.
No entanto, existem outros sintomas além dos gastrointestinais e que precisam ser investigados para determinar o diagnóstico. A presença de H. pylori, por exemplo, pode estar relacionada a deficiências de vitaminas, como ferro e B12, presença de púrpura (que é uma doença dermatológica), entre outros fatores.
Diagnóstico da gastrite
O diagnóstico da gastrite requer avaliação dos sintomas clínicos, bem como exames (endoscopia e biópsia), para investigar a presença de bactérias nocivas. Outra opção não invasiva para pesquisar o H. pylori é o exame chamado teste respiratório.
A hereditariedade precisa ser investigada, bem como fatores comportamentais, tais como hábitos alimentares, tabagismo, consumo de álcool, etc.
Tratamento da gastrite
A gastrite tem tratamento, mesmo que seja crônica.
O tratamento vai depender do diagnóstico da gastrite. É preciso entender a sua causa para atuar na cura.
De modo geral, envolve o uso de medicação, mudança de hábitos alimentares e estilo de vida.